segunda-feira, 20 de julho de 2009

18/01/2006






Hoje rodamos 412 km. foi um dia realmente maravilhosos e emocionante. Depois de um desayuno reforçado, saímos de Purmamarca em direção a San Pedro de Atacama. Bom, as estradas, ótimas para variar, No início a paisagem só apresentava um solo seco, com cactos , montanha multicoloridas, lindas! Depois, começamos a subir até uns 3500 m de altitude, com a estrada cheia de curvas e neblina muito intensa. O frio foi apertando.... Continuamos a subir e atingimos perto de 4200 m, e bem nese ponto...Acredite! Tinha um louco de bicicleta acampado naquele frio e naquela altitude. É, tem louco pra tudo mesmo... Depois descemos um pouco e vimos muitas lhamas, alpacas enfeitadas, pastando e também no meio da estrada. Abastecemos a moto em Susques, há 135 km de Purmamarca. Enchemos os galões (10 litros de reserva) pois não há postos até o Atacama e a gasolina seria necessária.
Ao chegar na aduana Argentina, aguradamos na fila os trâmites legais. Eu e a Juliana tivemos que sair, porque um agente ficou nervoso e pra não dizer furioso, mandou nós duas sairmos de dentro da aduana. Alcenir e Maurício apresentaram nossos documentos. Do lado de fora uma turma bagunceira aguardava os trâmites, adivinha.... eram brasileiros, só pode né? A Juliana, fascinada pelas Havaianas apontava para os pés dos distintos compatriotas tupiniquins... e suas batida havaianas coloridas.
Depois de tudo pronto, parada para foto na fronteira Argentina e Chile (afinal, não é todo dia que vc passa por aqui...)
O caminho, lindo é claro, chamado Paso de Jama. De longe avistamos os picos nevados e para mim esse foi um dos pontos mais emocionantes da viagem. A moto não passava de 80 km. Rodamos até o limite da motoca, tadinha, sfrendo com a altitude. Quanto mais subíamos, maior era o frio. De repente, pequenos flocos começaram a cair do céu. Era neve, empequena quantidade, mas neve. Chegamos a uma ltitude de 4809 metros. Quando parávamos para fotografar o cansaço aparecia, mas nada de tão grave, como muitos dizem por aí. Sei lá, acho que a adrenalina não deixou a gente passar mal!!!
Depois, começamos a descer muito rápido, de maneira abrupta e o calorzinho foi chegando. Na descida dava pra ver San Pedro de Atacama, com muito vento e redemoinhos de areia. Em San Pedro,fomos a uma casa de câmbio, encontramos um hotel e fomos comer pizza, uma delícia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário