quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

6º dia - 08/01/2013

Depois de uma noite de sono muito agradável, no hotel tão aconchegante, levantamos lá pelas 8 horas da manhã e tomamos um delicioso e caprichado café. Glória, a proprietária do hotel é minuciosa nos detalhes. As mesas, com lindas toalhas brancas e vasinhos com hortências frescas para enfeitar. Torradas, suco de laranja, muffins, cereal com mel, tudo muito saboroso!
Depois saímos caminhar pelas ruas de Santiago próximas ao hotel. Fomos ao Cerro de Santa Lucia, Palacio La Moneda, grandes praças e avenidas. Nas praças, famílias inteiras sentadas nos bancos, ou com toalhas e panos no chão, tomando sorvete e água para espantar o calor! Pessoas indo e vindo de bicicleta, e caminhando também. Muito espaço tanto para pedestres quanto para ciclistas conviverem em harmonia. Observamos pouquíssimas motos.
Percebemos que mesmo sendo uma cidade grande, com cerca de 5 milhões de habitantes (São Paulo tem 11 milhões e Curitiba 1 milhão e 700 mil) os motoristas têm muito respeito pelos pedestres, sendo que estes têm preferência para atravessar na maioria dos  lugares onde existem cruzamentos.
Almoçamos no centro mesmo, num restaurante pequeno e simples, mas muito agradável. Pedi salada com palta (abacate) e o Alcenir pediu "hamburguesa" . Subimos também, o Cerro San Cristobal, pagando 1000 pesos chilenos por pessoa para subir de táxi os 6 quilômetros até o ponto mais alto. Vista linda de Santiago, tendo uma noção do quanto é grande essa cidade! É possível também pegar um ônibus que faz o trajeto até o alto do cerro até às 17 hrs, mas o horário já estava adiantado...Na volta para o hotel, depois de tanto caminhar, eh vida dura essa......fomos tomar café numa das várias confeitarias Castaño, muito famosas por aqui. Essa confeitaria é uma espécie de selfservice maravilhoso cheio de doces e confeitos de dar água na boca. Sem falar dos salgados e empanadas,  um mais apetitoso do que o outro!!!
Quando chegamos no hotel, ficamos por quase uma hora e meia, sentados em bancos no pátio dos fundos, apreciando as árvores e ouvindo pássaros, apesar de estarmos praticamente ao lado de uma movimentada avenida. Glória deixa a disposição dos hóspedes vários livros sobre arte e cultura chilenas, um mais rico do que o outro. Como gosto de ler, fiquei entretida com as imagens e informações e o Alcenir, é claro, revendo as fotos do dia.




Palacio de la moneda - sede da presidência do Chile

Vista do Cerro de Santa Lucia

Linda bandeira!!!

Altar em prata na Catedral Metropolitana de Santiago

Arquitetura diferente

Guarda do Palacio de la moneda

Nenhum comentário:

Postar um comentário